Durante a produção do inquérito que realizamos às turmas, sentimos algumas dificuldades em decidir como o fazer, quais perguntas colocar, quantas opções, etc. Como não queremos que o mesmo aconteça com outros alunos, decidimos aqui explicar como produzir um inquérito e esperamos que de alguma forma seja útil este documento.
Escola Secundária de Paços de Ferreira Área de Projecto 12.º K (LM)
InquéritoEtapa 1: Planeamento e desenho do inquérito· Definir os objectivos do inquérito· Planificar o calendário· Definir a população (ex. alunos do 12.º ano)· Estimar a dimensão da amostra requerida (número de inquiridos)· Seleccionar um método para a recolha de dados (papel, gravador ou internet)· Determinar como serão utilizados os resultados· Conceber as questões· Desenhar o questionário· Pré-teste do questionário
Etapa 2: Recolha de dados, acesso aos dados, preparação dos dadosEtapa 3: Análise dos dados (comentários aos resultados)Etapa 4: Produção do relatório e disponibilização dos resultados
Produção do Inquérito
Nesta fase procede-se à redacção do questionário. Há alguns aspectos que se terá de reter:Deve iniciar-se com uma breve apresentação onde sejam explicitados os objectivos a que se destina e a entidade que o promove, neste caso, o grupo ou grupos de trabalho com a identificação do ano e da turma. Exemplo: Com este questionário pretende-se recolher informações acerca das concepções e práticas de autonomia e de formação (contínua) presentes nesta escola. Este instrumento metodológico enquadra-se numa investigação no âmbito do Mestrado em Educação, especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional, da Universidade do Minho, a fim de que seja possível produzir a dissertação respectiva. Todas as informações recolhidas são estritamente confidenciais. Os dados de identificação solicitados servem apenas para efeito de interpretação das outras respostas. Por favor responda com sinceridade pois não há respostas correctas ou incorrectas. A sua opinião é muito importante. Obrigado pela colaboração. Preencha, sempre que possível, com um Xü Os dados pessoais dos inquiridos podem ser registados no início ou no fim do questionário.ü O questionário deve ser breve: a sua aplicação não deve ultrapassar os 45min; contudo, deve-se ter em atenção o público a que se dirige. Se for a uma turma de alunos muito novos, convém reduzir o número de perguntas.ü Convém que as primeiras questões sejam simples para dispor bem os inquiridos: se forem complexas ou se se referirem a aspectos mais íntimos, o inquirido pode perder a motivação e dar respostas pouco empenhadas, o que põe em causa os resultados do questionário.ü A organização das perguntas deverá seguir como critério das mais simples às mais complexas, das mais objectivas às mais subjectivas e íntimas.ü As questões devem ser curtas, sem repetições e sequenciais. Não se pode pedir a opinião, por exemplo, sobre um livro, se previamente não se pergunta se foi lido. Tem de se recorrer ao que se chama a pergunta-filtro. Leste o livro x? se a pessoa não o leu, as perguntas que se seguem sobre o livro não são aplicáveis.ü Na redacção das perguntas evitar as questões duplas, isto é, perguntas que incluem mais do que uma ideia ou informação.ü Nas perguntas que envolvem questões mais sensíveis (ideológicas, políticas, religiosas, da vida pessoal), antecipa-se a questão com uma pequena introdução: “gostaria de conhecer a sua opinião sobre…”, “pode dizer, no seu caso pessoal, se…”.ü As perguntas devem ser formuladas de modo a certificarmo-nos que o vocabulário usado é dominado pelo inquerido: a linguagem deve ser clara, acessível.ü O aspecto gráfico deve ser muito cuidado.
Mostramos aqui o primeiro esboço do inquérito que depois realizamos às turmas, onde primeiro relizamos um teste na turma e quando procedemos à estatistica deste deparamo nos com muitas dificuldades:
“A um Passo do teu Futuro! “
No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo da turma K, do 12º ano, decidiu abordar o tema “Orientação Vocacional”. Com este inquérito pretendemos saber quais as dúvidas que existem relacionadas com este tema para que possamos, a posteriori, esclarecê-las. Queremos também incentivar os alunos a acederem ao ensino superior. Os dados de identificação solicitados servem apenas para efeito de interpretação das outras respostas.
Por favor, responde a todas as perguntas com sinceridade para que possas ajudar-nos neste projecto.
Nome: _______________________________________ Idade: _____
Sexo: M __ F__
1- Pretendes frequentar o ensino superior?
Sim __ Não __ Porquê?______________________________________________________________________________________________________
Ø Nota: Se respondeste “não”, não precisas de responder às restantes perguntas. Obrigado pela colaboração.
Ø Se respondeste “sim”, por favor continua a responder.
2- Pretendes ingressar numa...
faculdade privada ___ faculdade pública ____
3- Qual o curso que pretendes frequentar?
________________________________________________________________________________________________________________
4-Tens a média necessária para esse curso?
Sim __ Não __
5-Tens dúvidas em relação à candidatura à universidade?
Sim __ Não __
Se sim, quais: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Se conseguires entrar, concordas com a praxe?
Sim __ Não __
Porquê:___________________________________________________________________________________________________________
7- Conheces os Programas de candidatura às Universidades?
Sim __ Não __
Quais:
8- Gostarias de fazer parte de algum destes programas?
Sim __ Não __
9- Já alguma vez frequentaste o SPO (Serviços de Psicologia e Orientação)?
Sim __ Não __
Se sim, quando e para quê? ________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________
Obrigado pela colaboração!
Área de Projecto
12º K
Podes agora com este exemplo, comparar este primeiro inquérito realizado a um grupo na turma (12º K), com o inquérito final postado na página inicial deste blogue e ver quais são as diferenças.
São bastantes ainda e produzir um inquérito não é fácil como se pensa. Como não queremos que cometam os mesmos erros que nós, antes de realizarem um inquérito, consultem a informação do texto anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário