Processo de Bolonha



O Processo de Bolonha já está a ser implementado em Portugal. Pretende criar no espaço europeu um sistema de graus comparável e facilmente compreensível por todos Tem. como objectivo tornar intelegíveis e comparáveis as formações ministradas no ensino superior nos diversos países que a subscreveram.


Baseia-se numa estruturação do ensino superior em três ciclos:

·         O primeiro ciclo que corresponde a licenciatura, tem uma duração compreendida entre 180 e 240 créditos ECTS;
·         O segundo ciclo que corresponde ao mestrado, tem uma duração compreendida entre 60 e 120 créditos ECTS;
·         O terceiro ciclo que corresponde ao doutoramento, não tem uma duração definida.

Algumas licenciaturas têm uma duração diferente (caso de Medicina ou Arquitectura, por exemplo), de acordo com normas europeias específicas.

Algumas áreas terão uma estrutura de estudos diferente, mas esta é a duração mais frequente dos três ciclos. Actualmente são 48 os países signatários da Declaração de Bolonha na Europa.

Este tratado visa a constituição, do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Este deverá ser caracterizado globalmente pelo seguinte:
1.     Um sistema de graus académicos comparável e compatível;
2.     Dois ciclos de estudo de pré-doutoramento;
3.     Sistema de créditos;
4.     Suplemento ao diploma.



Pretende-se com isto promover a dimensão europeia do ensino superior, a mobilidade e a cooperação, em particular nos domínios da avaliação e da qualidade, e tornar assim o Espaço Europeu de Ensino Superior mais competitivo e coeso.
Os graus académicos e diplomas obtidos são automaticamente reconhecidos em todos os estados aderentes, facilitando, desta forma, o reconhecimento das qualificações e a mobilidade das pessoas.

Que benefícios traz o Processo de Bolonha para os actuais e futuros estudantes?
São 3 os benefícios principais introduzidos pelo Processo:
·         Maior flexibilidade;
·         Maior mobilidade;
·         Diplomas mais amplamente reconhecidos.
Haverá maior flexibilidade no desenho dos programas de estudos e dos percursos académicos pois, no final do primeiro ciclo, os licenciados terão a possibilidade de entrar de imediato no mercado de trabalho ou de continuar uma especialização num programa de segundo ciclo.
Os cursos do primeiro ciclo serão mais generalistas do que os do segundo ciclo, sendo que neste ciclo os estudantes irão beneficiar de uma grande variedade de cursos, mais especializados, em áreas idênticas ou muito diferentes das da sua licenciatura. Assim, não será raro existirem estudantes a completar um primeiro ciclo numa área de estudos (Química ou Sociologia, por exemplo) e continuarem os seus estudos de segundo ciclo numa outra área (Gestão ou Relações Internacionais, por exemplo).
A existência de instrumentos de fácil comparabilidade dos estudos efectuados permite que os estudantes tenham uma maior mobilidade:
·         Tanto no decurso de um ciclo de estudos (para frequentar um semestre fora da sua universidade);
·         Como no final de cada ciclo (por exemplo, para realizar um segundo ciclo numa outra universidade).
É de realçar, que esta mobilidade pode ter lugar entre universidades nacionais e entre universidades europeias. Com a uniformização das estruturas de ensino superior e com a adopção de quadros comuns de competências, os diplomas serão reconhecidos em todos os 48 países participantes no Processo.




Se quiseres ter um conhecimento mais profundo sobre o Processo de Bolonha visita estes sites:
http://www.ccisp.pt/documentos/bolonha/outros/processo_bolonha.pdf
http://www.esaelvas.pt/pdf/Relat%C3%B3rio%20de%20Concretiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20Processo%20de%20Bolonha%202010.pdf
http://www.mctes.pt/archive/doc/Bolonha.pdf
http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/E83491ED-2EB4-46F3-9250-C22DC6260CC5/3666/IPAM_Bolonha.pdf





Sistema de Créditos (ECTS)

É um sistema que mede as horas que o estudante tem que trabalhar para alcançar os objectivos do programa de estudos. Estes objectivos são especificados em termos de competências a adquirir e resultados de aprendizagem. Este sistema já existia no Programa Sócrates-Erasmus, que permite aos estudantes fazerem parte do seu percurso académico num outro país.

As horas de trabalho do estudante incluem as horas lectivas (aulas teóricas, aulas práticas/laboratoriais, aulas teórico-práticas, seminários), as eventuais horas de estágio, as horas dedicadas ao estudo e à realização de trabalhos, assim como as horas de realização da avaliação (testes, exames escritos/orais e apresentações de trabalhos).
Uma vez que a classificação final passa a ser uma média ponderada, as disciplinas onde o aluno tem que trabalhar mais terão um maior número de créditos e, por isso, as suas notas terão um peso maior na média, o que torna o sistema de avaliação mais justo.

Sobre o sistema de créditos:



















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